Informática na Sociedade – turma 2006/2

dezembro 4, 2006

Resumo – Fortaleza Digital

Filed under: Geral — marcelorockenbach @ 7:04 pm

O livro conta a história de uma Criptografa (Susan) e seu namorada Professor (David). Susan trabalhava na NSA (Agencia de Segurança Nacional), que construiu um supercomputador (TRANSLTR) capaz de decodificar qualquer mensagem criptografada, porem este computador é mantido em segredo e opera de maneira independente (acima de qualquer legislação). Um funcionário da NSA (Ensei Tankado), não concordando com a contrução dessa máquina se demite da NSA.

Ensei tankado cria um novo algoritmo de criptografia com cadeia de caracteres mutantes (Fortaleza Digital), segundo ele, esse novo algoritmo era inquebrável, e nem o TRANSLTR seria capaz de decifrá-lo, e coloca uma versão na internet para todos fazerem downlaod. Susan e David estava de viagem marcada para Smoky Mountains tirar férias, quando David desmarcara com urgência a viagem, alegando uma viagem que teria que fazer para a Espanha com urgência.Num domingo Susan recebe a ligação de seu Chefe Strathmore, solicitando que ela se apresenta-se ao complexo da criptografia dentro da NSA. Cegando lá Strathmore, falou para Susan sobre o Fortaleza Digital e disse que o TRANSLTR estava a rodar o arquivo há 16 horas e não chegara a nenhum resultado. Para fazer rodar o arquivo Strathmore teve que desabilitar uma proteção do TRANSLTR para evitar que o computador examinasse arquivos com vírus.

David chegando em Sevilha (Espanha), descobre que Tankado estava morto e por ordens de Strathmore, tem que ir até o necrotério em busca de uma suposta chave que destravaria o Fortaleza Digital – pois o Fortaleza Digital foi criptografado com seu próprio algoritmo de criptografia, para Tankado vender em um leilão. Descobrindo que Tankado estava morto, David falou com o Guarda que resgatou Tankado e pediu aonde estaria os seus pertences, o guarda isse que estavam todos com ele, David viu uma marca de anel na mão de Tankado e deu falta de um anel, David pediu para o guarda se alguém mais tinha visto o Tankado, o guarda disse um senhor que estava no hospital.       

No Nodo 3 da criptografia estava deserto estava somente Susan, Strathmore, Hale e Phil. Phil desconfiou que estava alguma coisa errada com o TRANSLTR pois estava a 16 horas a rodar o mesmo arquivo, desconfiava que era um vírus, Phil foi tentar desligar o TRANSLTR manualmente mas entrou em uma briga com Strathmore e caiu sobre uns geradores, morrendo na hora, mas Strathmore não viu que Hale estava escondido e presenciou tudo.Hale voltou para  o Domo 3 e tentou contar a Susan o ocorrido, Susan não acreditou e Strathmore amarrou Hale.

David foi até o hospital atrás desse senhor, para saber mais informações, o senhor disse que não estava com o anel e disse que um casal (um gordo e uma ruiva) pegaram o anel. No que David saiu do Hospital o senhor foi assassinado. David descobriu o paradeiro da mulher e do homem gordo e foi falar com eles, eles estavam em um hotel, disseram que tinham dado o anel para um moça com o cabelo pintado de três cores diferentes. David foi atrás dessa moça e logo depois que saiu do hotel o casal foi assassinado.       

David achou a moça em aeroporto tentando embarcar para ir embora para sua cidade, David pediu sobre o anel, ela queria um dinheiro para pegar o vôo pois estava sem dinheiro, ela foi no banheiro, David a seguiu e viu a moça morta – era Hulohot enviado por Strathmore, para recuperar o anel, era um mercenário – Hulohot, começou a seguir David até que chegaram em uma igreja, subiu em uma torre e conseguiu matar Hulohot.Nisso Strathmore descobriu que o Fortaleza Digital não era um algoritmo de criptografia e sim um vírus, o TRANSLTR começou a superaquecer e Strathmore deveria desligar ele sob o risco de explodir. Susan resolver descer para desligar o supercomputador manualmente, no caminho da decida escutou um tiro, resolver voltar e encontrou Hale morto com um tiro na cabeça, fora Strathmore. Nisso Strathmore desceu para desligar o TRANSLTR, mas deixou um pager no bolso de seu casaco, e esse pager emitiu um bib, Susan desconfiada pegou e viu a mensagem – Alvo:David Backer  / Eliminado – Hulohut se precipitou e mandou a mensagem antes de terminar o serviço. Susan começou a olhar as outras mensagem e vira as mensagem de todas as pessoas mortas e descobrira a verdade. Nisso Strathmore tinha desligado o supercomputador e religado ele, e retornará para a sala e vira Susan com o Pager na mão, e viu que Susan descobriu a verdade. Strathmore disse que a amava, e escutou um forte estrondo era o TRANSLTR com super-aquecimento, Strathmore voltou para baixo mas era tarde toda a estrutura explodiu matando ele. Susan consegui fugir por um elevador privativo de Strathmore.

Na Espanha depois de David ter matado Hulohot, David foi atingido por um dardo com tranqüilizante e levado para dentro de uma van (Era o pessoal da NSA enviado pelo Fontaine (Chefão da NSA)).Na NSA, quando susan conseguiu fugir pelo elevador encontrou Fontaine e eles foram para uma área secreta onde ficava o banco de dados da NSA. Lá dentro estava um caos, pois o vírus que fora colocado dentro do TRANSLTR, era para atingir o banco de dados e liberar todos os acessos pela internet, o banco de dados contia 4 camadas de firewall, e o vírus estava a destruir uma a uma. A única maneira de parar era inserir a chave. Nisso Fontaine chama a equipe que enviou para a Espanha e eles fazem um vídeo conferência, e aparece a imagem de David, Susan fica muito feliz em ver seu amor vivo – pois achou ele estaria morto. David mostra o anel, mas o anel não tem chave nenhuma. Ensei Tankado, não queria que todo mundo tivesse acesso as informações sigilosas da NSA, mas queria que eles divulgassem para a imprensa a existência do TRANSLTR, nisso antes de morrer Tankado fez um sinal com sua mão mostrando o número 3, assim eles descobriram que essa era a chave. Digitaram a chave,o vírus parou seu efeito, o firewall se recuperou, e todos viveram felizes para sempre.

About these ads

32 Comentários »

  1. Foi o melhor resumo q encontrei sobre o livro. Esta bem discritivo e com nome dos personagens.

    Comentário por Mauro R Santos — maio 31, 2007 @ 9:10 am | Resposta

  2. Muito bom.
    Valeu mesmo,porque tenho que ler esse livro para fazer uma prova de php na facul.
    Obrigado,facilitou muito pra mim.

    Comentário por Carlos — junho 8, 2007 @ 2:00 pm | Resposta

  3. Fala galera,

    Eu sou do COC aqui de ribeirao preto, e nao vou ler este livro nem a pau, ainda mais para a minha professora Yara, nem a pau, valeu pelo resumo, muito bom.
    Jamais lerei um livro inteiro, ainda mais este livro nerd, uAHuahaUHauhAUHAUaHAHa.
    Ah, e eu sou viadinho também, fato.

    bjsmepossua

    Comentário por Rodrigo César — setembro 17, 2007 @ 7:28 pm | Resposta

    • es deficiente

      Comentário por anonimo — março 19, 2012 @ 3:26 pm | Resposta

    • “Jamais lerei um livro inteiro, ainda mais este livro nerd” acho que não li isso!

      Comentário por Lilian Rodrigues — janeiro 28, 2014 @ 6:58 pm | Resposta

  4. Gostaria de agradecer a pessoa que postou esse resumo do livro, depois de muito tempo querendo comprar, consegui mas nao sai do 10º cap em 3 meses mas deu pra ter uma idéia da história do filme.

    vlw.

    Comentário por Tavares Junior — outubro 20, 2007 @ 1:56 am | Resposta

  5. serei rapida……..sou professoa,e posso dizer que esse resumo e bom,mas isso nao quer dizer q’ gostei..tem erros de conjugacao de verbo,alem ter dito q’(ensei tankado)no comeco tinha pedido demisao sendo q’ele foi demitido por ser seu chefe, em fim o resumo pderia ser melhor.

    Comentário por luanna santos — novembro 26, 2007 @ 6:20 pm | Resposta

    • Professora? “rapida”, “professoa”, “nao”, “q’”, “conjugacao”, “q’”, “ensei tankado” , “comeco”, “demisao” , “q’ele”, “pderia”. Em três linhas assassinou a gramática. Coitados dos alunos desta “professora”. Ao tecer algum comentário a respeito de erros de outrem, ao menos escreva correctamente. E ainda temos ajuda…. existe um tal de corretor ortográfico …

      Comentário por Jaspion — janeiro 19, 2013 @ 1:07 pm | Resposta

  6. Uau!

    Foi o melhor resumo mesmo, eu amei…

    Me deu Mais vontade de ler ainda…

    Comentário por Ana Roberta — janeiro 13, 2008 @ 10:58 pm | Resposta

  7. Noooossa..muito bom o resumo!
    eu comecei a ler o livro e parei na metade.. não gostei muito
    so que eu tenho uma prova depois de amanhã!
    e esse resumo foi muito válido!
    Quem sabe até eu congisa terminar de lê-lo!

    ;D

    Comentário por babs' — abril 24, 2008 @ 8:01 pm | Resposta

  8. Ahhhhhhhhhh esse resumo me salvou

    eu não consegui ler o livro em um mes
    e a prova é amanha..xD

    valeu pra quem escreveu

    bjOOS!

    Comentário por Mah — maio 26, 2008 @ 12:19 am | Resposta

  9. Muito bom minha professora é uma carrasca e ia me matar se eu ñ tivesse acabado de ler este livro, muito bom este resumo mesmo, valeu
    bjssss

    Comentário por Júlia — agosto 3, 2008 @ 11:20 pm | Resposta

  10. O resumo está bom. Mas poderia estar melhor. Me ajudou bastante mas se eu não tivesse lido o livro não veria os pequenos erros. O meu resumo está aqui:

    “Susan trabalhava na NSA (Agencia de Segurança Nacional), que construiu um supercomputador (TRANSLTR) capaz de decodificar qualquer mensagem criptografada, porém este computador é mantido em segredo e opera de maneira independente (acima de qualquer legislação). Um funcionário da NSA (Ensei Tankado), não concorda com o uso do TRANSLTR, pois seria invadir a privacidade de qualquer pessoa, assim, ele acaba sendo demitido da NSA pelo seu chefe. Tankado jura se vingar da NSA e acaba criando um algoritmo de criptografia com cadeia de caracteres mutantes (Fortaleza Digital). Esse novo algoritmo era inquebrável, e nem o TRANSLTR seria capaz de decifrá-lo, e coloca uma versão na internet para todos fazerem downlaod. Em um domingo Susan recebe a ligação de seu Chefe Strathmore, solicitando que ela se se apresente ao complexo da criptografia dentro da NSA. Cegando lá Strathmore, explica a Susan sobre o Fortaleza Digital e que o TRANSLTR estava tentando decifrar o arquivo há 16 horas e não chegara a nenhum resultado. Para o TRANSLTR conseguir decifrar o arquivo Strathmore teve que desabilitar uma proteção do TRANSLTR a qual funcionava como um antivírus. Tankado acaba morrendo por ordens de Strathmore, e David Becker deve ir atrás de um suposto anel que teria a senha para “desbloquear” o Fortaleza Digital. No Nodo três da criptografia, Strathmore descobre que o Fortaleza Digital não era um algoritmo de criptografia e sim um vírus, o TRANSLTR começou a superaquecer e Strathmore deveria desligar ele sob o risco de explodir. Strathmore e Susan escutaram um forte estrondo, o qual era o TRANSLTR com um superaquecimento. Toda a estrutura do TRANSLTR acaba explodindo e matando Strathmore. Susan escapa por um elevador o qual a leva diretamente ao banco de dados da NSA. O vírus estava “programado” para atingir o banco de dados da NSA e libera-los na internet para o mundo ver. A única maneira de acabar com o vírus era inserir a senha a qual estava no anel. David captura o anel, mas o anel não tem chave nenhuma. Ensei Tankado, não queria que todo mundo tivesse acesso as informações sigilosas da NSA, mas queria que eles divulgassem para a imprensa a existência do TRANSLTR, nisso antes de morrer Tankado fez um sinal com sua mão mostrando o número três, a partir disso, eles acabam descobrindo que a senha era três. Digitaram a senha e o vírus parou seu efeito, o firewall se recuperou, e Tankado conseguiu o que queria.”

    Comentário por Camila — agosto 10, 2008 @ 2:45 pm | Resposta

  11. Já li o livro, ele é bom mesmo

    Comentário por Fernanda — setembro 29, 2008 @ 3:57 pm | Resposta

  12. Adorei o resumo, muito bom mesmo!!! Parabéns

    Comentário por Ioneide — outubro 7, 2008 @ 8:30 pm | Resposta

  13. Opa, valeu mesmo ;D
    Tenho uma prova deste maldito livro amanhã e nem pensei em comprá-lo xD

    Pena que há alguns erros de escrita, mas fora isso ta ótimo ^^
    Muito obrigado mesmo! \o/

    Comentário por Bruno — novembro 13, 2008 @ 4:52 am | Resposta

  14. Gostei muito desse livro, gostei tbm deste resumo, muito bem elaborado. Foi uns dos melhores livro que ja li.

    Comentário por Daiani — fevereiro 26, 2009 @ 5:16 pm | Resposta

  15. A susan foi chamada ao complexo da criptografia dentro da NSA num Sábado e não num Domingo… peço desculpa pela correção.

    Comentário por Alexandra — fevereiro 27, 2009 @ 12:13 am | Resposta

  16. obrigado pelo resumo foi otimo li o livro mais sao muitas paginas mas seu resumo ficou otimo

    Comentário por ronny — março 13, 2009 @ 7:10 pm | Resposta

  17. quem esta reclamando dos erros porque nao leu o livro!

    Comentário por ronny — março 13, 2009 @ 7:12 pm | Resposta

  18. Err… prova de processamento de dados + porutguês… não dava para ler ao menos o resumo né, que por sinal, ficou ótimo… principalmente o que foi postado pela Camila, em 10/08/08.
    No entanto é só.

    bjs,meliga=*

    Comentário por Suke — março 14, 2009 @ 4:24 am | Resposta

  19. bando de faggots, vão ler o livro!

    Comentário por xD — março 31, 2009 @ 12:34 pm | Resposta

  20. no resumo da Camila diz que o TRANSLTR explodiu e matou o Strathmore e depois digitaram a senha…
    como se o supercomputador já tinha explodido?

    Comentário por Juh — março 31, 2009 @ 12:40 pm | Resposta

  21. então, o supercomputador explodiu mas isso afetou o banco de dados que fica localizado em outro nodo do NSA.
    o banco de dados contia 4 camadas de firewall, e o vírus estava a destruir uma a uma, mas conseguiram digitar a senha.
    entendeu?

    Comentário por Mauro — março 31, 2009 @ 1:16 pm | Resposta

  22. adorei o o resumo muito boum,poderia ser um pouko mais resumido e com mais detalhes!

    Comentário por ~ — maio 20, 2009 @ 9:38 pm | Resposta

  23. O Resumo está bom, somente uma correção, Susan vai para a NSA no sábado e não no domingo, como diz o início do resumo.

    Comentário por Monica — junho 28, 2009 @ 1:49 pm | Resposta

  24. Perfeitoooo adoreii tô lendoo o livroo e achei muito bacana o resumo desse livrooo de nerds FACINANTE parabéns.. abraçosss

    Comentário por JORDAN PRESTES DA ROSA — março 17, 2010 @ 8:23 pm | Resposta

  25. bom resumo de grande ajuda

    Comentário por toni — abril 9, 2010 @ 11:55 am | Resposta

  26. muuito boom; lí o livro e para entender melhor eu busquei por um resumo e esse resumo é um dos melhores que eu já lii!!!

    Comentário por mariana — abril 9, 2010 @ 12:21 pm | Resposta

  27. este resumo realmente me ajudou bastante!

    agora tenho certeza que entendi tdo p/ prova”

    obrigada

    bjs

    Comentário por cris — maio 6, 2010 @ 5:46 pm | Resposta

  28. Quero muito ler esse livro, ainda não comprei ele, mas estou lendo outro agora cujo já está terminando. Ai ai, se vc soubesse como minha lista de compra de livros está tão grande, vc me doaria alguns hahaha (brincadeira).
    Mas eu não sei por onde começar!!!

    Comentário por Natália Prado! — julho 18, 2011 @ 3:17 pm | Resposta

  29. muito bom esse resumo do livro ficou paresido com o meu

    Comentário por bernardo — abril 2, 2012 @ 10:44 pm | Resposta


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: